Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualizado: Jun 9

O ano de 2020 vem nos mostrando o quanto é importante estarmos unidos para alcançarmos um objetivo comum.

A pandemia, enquanto fenômeno global, nos proporcionou o exercício da empatia de forma inusitada. Se a educação ambiental falhou em nos transformar em moradores de um planeta vivo pela conscientização – ou se falhamos ao ignorar a relevância desse tema, tivemos diante da ocorrência da covid-19 a derradeira oportunidade de perceber que habitamos um organismo vivo, que somos animais mais frágeis do que pensamos e que exercemos uma terrível pressão sobre o meio-ambiente.

A “quarentena” nos fez refletir sobre privilégios e convocou-nos ao exercício do desapego e da mudança de hábitos. Sem dúvidas, estamos diante de um grande desafio, mas também, de uma igualmente grande oportunidade de diminuir o nosso impacto ambiental sobre o planeta.

Ao passo que diversos trabalhadores descobriram que seus trabalhos podem ser feitos de casa, nós, advogados, constatamos que nos adaptarmos ao mundo virtual não é mais uma opção, mas uma necessidade. Os papéis impressos e os arquivos físicos de documentos, que já tinham sua utilidade questionada – principalmente pelos mais jovens – tiveram enfim sua obsolescência decretada. Os tribunais passaram a funcionar de maneira remota, o CNJ regulou a possibilidade de serem feitos atos notariais por videoconferência e já contamos com diversos meios de atender nossos clientes virtualmente.

Embora saibamos que o impacto positivo que a pandemia trouxe sobre o MA é relacionado principalmente à interrupção da atividade industrial, percebemos que esses novos hábitos podem colaborar para a diminuição da pressão humana. E, por isso, os novos hábitos devem permanecer em “uso” mesmo depois da pandemia.

Propomos, então, a diminuição do impacto que causamos sobre o Meio-Ambiente das mais diversas formas que pudermos implementar: da redução das impressões em papel e dos deslocamentos desnecessários à exigência da implementação de sistema de saneamento básico na cidade ou à denunciação de queimadas e desmatamento às autoridades ambientais.

A Comissão de Meio Ambiente da OAB Ubatuba/SP acredita que juntos somos mais fortes! Se reinvente, mude seus hábitos, pense mais no próximo, seja mais saudável, se dedique a quem você ama e preserve o Meio Ambiente.

É tempo de pensar no futuro, e não há futuro saudável sem um desenvolvimento sustentável e equilibrado no presente.

Ubatuba é conhecida por ser um Paraíso Ecológico. Portanto, repense suas atitudes quando voltar a ir à praia, praticar esportes ao ar livre, ir a uma cachoeira, fazer uma trilha, etc. Perceba que você é o Meio Ambiente! Se preserve! Se cuide! Se Ame!

“Devemos sair da pandemia pessoas diferentes, aproveitando o aprendizado para incorporarmos hábitos sustentáveis à nossa rotina diária.”